0 Item(s): R$0,00

Nenhum produto no carrinho.

Sobre o Mercadinho da Bici

A ORIGEM DO NOME


 “- Fii, vai lá no mercadinho buscá pulvio pra vovó amassá pão de quejo.”

Esse jeitinho singelo de falar, o sotaque picado e este papo de pão de queijo não nos restam dúvidas, estamos falando do interior de Minas Gerais. É deste interior mineiro - origem dos idealizadores do Mercadinho da Bici (pronuncia-se: bicí) - que nasce o projeto de criar uma loja online dedicada especialmente à venda de artigos para cicloviajantes e aventureiros apaixonados.

O Mercadinho da Bici nasce da essência de seu próprio nome para ser uma loja dedicada ao bom atendimento, à venda de produtos de qualidade e claro, ser uma empresa sustentável e amiga do meio ambiente. Em um mundo onde os “bigs” e “supersizes” tomam conta de nossas vidas e escolhas, preservar a sutileza e a memória dos “inhos” e “inhas” é um gesto não somente de respeito a nossa cultura, mas também de consideração àquelas tantas outras empresas pequenas que fizeram e sempre farão parte das facilidades do nosso dia a dia. Colocar os mercadinhos em evidência é perpetuar aquilo que sempre deu certo, é apostar que o progresso não necessariamente segue as regras da ciência expansionista. Acreditamos, portanto, que progredir é saber conservar aquilo que é bom e funcional.

E no interior, Mercadim - como nós dizemos - é um lugar onde a gente encontra de tudo um pouco e nunca falta o essencial.

Mas e Bici?

Bici é um apelido carinhoso e tradicional dado as bicicletas. O nome, que também segue igual em outros idiomas como espanhol e italiano, veio ao nosso encontro justamente no momento em que procurávamos afirmar e valorizar a nossa belíssima língua portuguesa do Brasil. Bici é um substantivo feminino e carrega consigo todas graças e qualidades de seu gênero. É delicada e sutil por essência e invejavelmente forte por natureza.

Assim veio ao mundo o Mercadinho da Bici.


A ORIGEM DA EMPRESA


Há quase uma década quando o cicloturismo ainda não era uma palavra comum entre ciclistas amadores, nós do Mercadinho da Bici traçávamos nossas primeiras cicloviagens interestaduais. Na época a ausência de informações e a escassez de equipamentos específicos tornavam nossas viagens uma verdadeira aventura ao desconhecido. Tudo era improvisado e quase nada programado.

E da vontade genuína de contribuir com a expansão do cicloturismo no Brasil surgiu o Mercadinho da Bici, uma loja dedicada especialmente aos viajantes de bicicleta. Sabemos que não é comum encontrar equipamentos para cicloturismo em bicicletarias convencionais e sabemos também o quão desafiador é vasculhar a internet em busca desses produtos, até então. Nossa proposta é criar um ambiente onde se possa encontrar ao menos tudo que seja básico para se realizar uma cicloviagem com tranquilidade. 

 

SUSTENTABILIDADE


Há sempre algo mais que podemos fazer para cuidar do meio ambiente. Nós acreditamos que incentivar as pessoas a usarem cada vez mais a bicicleta como meio de transporte é um passo muito importante na preservação do planeta, mas não é só isso. É preciso também reduzir a quantidade de lixo produzido pelo homem assim como reeduca-lo a consumir de forma mais consciente. E para gerar menos lixo no planeta o Mercadinho da Bici adotou duas políticas que acredita ser bem eficientes; reaproveitamento de embalagens e seleção de produtos de qualidade.

 


Reaproveitamento de Embalagens

Uma boa parte das embalagens que usamos para despachar nossas mercadorias são caixas coletadas no comércio local. Primeiramente nós definimos alguns padrões e dimensões de embalagens a serem recolhidas. Na coleta são selecionadas as melhores caixas de papelão e o restante é descartado para reciclagem. As caixas de papelão de boa qualidade são invertidas, recebem a impressão de nossa marca por um processo chamado de serigrafia, são colocadas para secagem e por fim são armazenadas. Todo o processo é feito artesanalmente.

Seleção de Produtos de Qualidade

É muito comum nos dias de hoje encontrarmos produtos importados com qualidade de fabricação muito ruim. Produtos assim não costumam ter uma vida útil longa e com pouco tempo de uso acabam se tornando sucata. Com o tempo o lixo gerado no planeta vai se tornando insustentável e a qualidade de vida vai cada vez mais se deteriorando. Por isso é muito importante para nós do Mercadinho da Bici termos esta responsabilidade de estarmos sempre colocando a venda produtos de alta qualidade e durabilidade. Nossos produtos são selecionados baseados em experiências próprias de uso ou através de recomendações feitas por outros colegas cicloturistas.
Loading...